terça-feira, 26 de maio de 2015

Fonte: Exame e Portas Abertas Internacional | 25/05/2015

A uma semana do DIP, estudo alerta sobre o futuro da religião no mundo

Um estudo do Pew Research Center, uma organização que conduz pesquisas independentes sobre diferentes temas e em escala global, procurou traçar um panorama sobre as religiões no mundo nos próximos cem anos. Segundo previsão deles, em 2050, a quantidade de muçulmanos no mundo irá quase que se equiparar ao número de cristãos.
O relatório The Future of World Religions: Population Growth Projections contou com a ajuda de especialistas para investigar projeções demográficas de grupos religiosos (como budistas, cristãos, hindus, judeus, muçulmanos, além de religiões associadas a costumes tribais e também os chamados "não filiados", que incluem ateus e agnósticos) a partir de suas distribuições geográficas, taxas de fertilidade e mortalidade e padrões migratórios.
Mas o Pew Research Center alerta: todas estimativas são baseadas em tendências atuais e levam em conta indivíduos que se designam especificamente como parte de uma ou outra religião. "Agora, o que significa ser cristão, muçulmano ou judeu irá variar de pessoa para pessoa, de país para país e de década para década", afirma o documento. 
Confira a seguir as previsões relacionadas ao cristianismo e ao islamismo:
Em 2050
A quantidade de muçulmanos no mundo irá quase que se equiparar ao número de cristãos (2,8 bilhões contra 2,9 bilhões) e 10% de toda a população europeia seguirá esta religião.
- Juntos, muçulmanos e cristãos vão corresponder a 69% da população mundial.
- Quatro em cada 10 cristãos do mundo vão viver na África subsaariana.
- É o cristianismo a religião que será a mais impactada pela perda de fiéis. De acordo com a entidade, 40 milhões de pessoas se tornarão cristãs, mas 106 milhões de pessoas deixarão de seguir esta fé.
- Cinco países (França, Macedônia, Nova Zelândia, Bósnia-Herzegovina e Holanda) deixarão de ter os cristãos como maioria.
- O país com o maior número de cristãos será os Estados Unidos, seguido do Brasil e da Nigéria.
Em 2070
Islamismo e cristianismo vão empatar: 32% da população do mundo será muçulmana e 32% será cristã.
Em 2100
O islamismo se tornará a maior religião do planeta, presente na vida de 35% das pessoas.
Servindo cristãos perseguidos no mundo muçulmano
Diante desse cenário, no próximo domingo, 31 de maio, mais de 6.200 igrejas irão realizar o Domingo da Igreja Perseguida (DIP), um evento de oração e mobilização da igreja brasileira em favor da Igreja Perseguida no mundo muçulmano. Você pode fazer parte da solução! 
Cadastre a sua igreja também. 
"Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé." (Gálatas 6.10)

Fonte: Exame e Portas Abertas Internacional | 25/05/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário